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Plafon Led Sobrepor Copacabana 18W 6000K Bivolt RCG

Plafon Led Sobrepor Copacabana 18W 6000K Bivolt RCG

Marca: RCG Referência: 7909332179008

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  • Plafon Led Sobrepor 18w 6000k
    Potencia: 18w
    Modelo: COPACABANA
    Vida útil: 30000hr
    Possui difusor translucido(leitoso)
    Tensão: Bivolt
    Cor: 6000k
    Dimensões: 250x250mm

     

    História
                   

    Pouca gente sabe que o desenho das calçadas de Copacabana, tão conhecido como logotipo internacional do bairro e imortalizado no mundo inteiro, não é brasileiro.
    Em Lisboa, desde 1842 já se usavam mosaicos nas calçadas e praças como os da praça D. Pedro IV, que tem o mesmo desenho de Copacabana. Seu traçado foi escolhido para homenagear o encontro das águas doces do Rio Tejo com o Oceano Atlântico.
         No Rio de Janeiro o desenho foi aplicado na Praça Floriano e nas calçadas da Av. Atlântica, quando Pereira Passos era prefeito da cidade. Ele, homem septuagenário, havia estudado em Paris e influenciado pela arte europeia, empreendeu cortar a cidade com grandes avenidas. Para abrir a
    Avenida Central em 1905, hoje Avenida Rio Branco, ele fez vir de Portugal, não só um grupo de calceteiros, mas também pedras de calcita branca e basalto negro, abundantes nas proximidades de Lisboa.
         A quantidade importada foi tão grande que, além de calçar toda a Avenida Central, com desenhos
    variados, as pedras ainda foram calçar, em 1906, a Avenida Atlântica, construída também por iniciativa de Pereira Passos, no bairro de Copacabana, que começava a ser habitado e viabilizado pela abertura do túnel do Leme, no início daquele ano.
         Depois disso, com a descoberta de uma jazida no Rio de Janeiro, essas pedras não mais foram
    importadas, mas ainda conservaram o nome de "pedra portuguesa".
          Em Copacabana a história é que o desenho da calçada imita as ondas do mar, diziam. Naquela época era menos curvilíneo e se desenvolvia perpendicular à praia.
         O desenho foi modificado para ser paralelo à orla só no início dos anos 30, depois que uma grande ressaca arrebentou boa parte da calçada existente. Mais para frente, durante a grande reforma dos anos 70, quando foi feito o alargamento e duplicação das pistas, além da ampliação da extensão da faixa de areia, o paisagista Roberto Burle Marx, mantendo o desenho anterior, uniformizou a orientação e ampliou o tamanho das ondas, fazendo-as condizentes com a largura da nova calçada. 

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