Pendente Led 16w Copacabana, Ideal para deixar sua casa moderna e bom requinte. Paris Luz, loja especialista em iluminação. Veja Mais!
RCG
Product ID: 2732
Product SKU: 2732
New In stock />
PENDENTE LED COPACABANA 16W 3000K BIVOLT RCG

PENDENTE LED COPACABANA 16W 3000K BIVOLT RCG

Marca: RCG Referência: 7909332168668

Carregando...
 
Simulador de Frete
- Calcular frete
  • GRANDE

    Pendente Led 16w 3000k
    Potencia: 16w
    Modelo: COPACABANA
    Vida útil: 30000hr
    Possui difusor translucido(leitoso)
    Tensão: Bivolt
    Cor: 3000k
    Dimensões: 140x250mm

     

    História
                   

    Pouca gente sabe que o desenho das calçadas de Copacabana, tão conhecido como logotipo internacional do bairro e imortalizado no mundo inteiro, não é brasileiro.
    Em Lisboa, desde 1842 já se usavam mosaicos nas calçadas e praças como os da praça D. Pedro IV, que tem o mesmo desenho de Copacabana. Seu traçado foi escolhido para homenagear o encontro das águas doces do Rio Tejo com o Oceano Atlântico.
         No Rio de Janeiro o desenho foi aplicado na Praça Floriano e nas calçadas da Av. Atlântica, quando Pereira Passos era prefeito da cidade. Ele, homem septuagenário, havia estudado em Paris e influenciado pela arte europeia, empreendeu cortar a cidade com grandes avenidas. Para abrir a
    Avenida Central em 1905, hoje Avenida Rio Branco, ele fez vir de Portugal, não só um grupo de calceteiros, mas também pedras de calcita branca e basalto negro, abundantes nas proximidades de Lisboa.
         A quantidade importada foi tão grande que, além de calçar toda a Avenida Central, com desenhos
    variados, as pedras ainda foram calçar, em 1906, a Avenida Atlântica, construída também por iniciativa de Pereira Passos, no bairro de Copacabana, que começava a ser habitado e viabilizado pela abertura do túnel do Leme, no início daquele ano.
         Depois disso, com a descoberta de uma jazida no Rio de Janeiro, essas pedras não mais foram
    importadas, mas ainda conservaram o nome de ?pedra portuguesa?.
          Em Copacabana a história é que o desenho da calçada imita as ondas do mar, diziam. Naquela época era menos curvilíneo e se desenvolvia perpendicular à praia.
         O desenho foi modificado para ser paralelo à orla só no início dos anos 30, depois que uma grande ressaca arrebentou boa parte da calçada existente. Mais para frente, durante a grande reforma dos anos 70, quando foi feito o alargamento e duplicação das pistas, além da ampliação da extensão da faixa de areia, o paisagista Roberto Burle Marx, mantendo o desenho anterior, uniformizou a orientação e ampliou o tamanho das ondas, fazendo-as condizentes com a largura da nova calçada. 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características